Elevador (o canalha)

Imagem

Por Anderson Estevan

Ele estava atrasado. Geralmente ele se atrasava, mas nada que lhe rendesse uma bronca no trabalho. O dia era ensolarado, quente, seco, um típico começo do outono. Depois de pegar um ônibus e atravessar a cidade por baixo da terra, finalmente ele chegou ao trabalho. Era a rotina.

Como sempre, o elevador estava cheio. Ele nunca gostou muito disso. Já bastava o metrô e o seu calor humano. Mas naquela sexta-feira não teve jeito. Entrou na cabine mais cheia. Ele não queria atrasar tanto.

Além dele, estavam dois senhores, que deviam ser chefes em algum departamento. Duas estagiárias com quem ele já havia trocado olhares e dois colegas de trabalho. O vice-diretor da empresa também estava lá, ele e a sua estranha mania de tentar “se misturar” com os seus funcionários. Ele era artificial.

A porta se fechou. Coincidentemente, todos iriam sair no mesmo andar, o décimo.

Os rapazes conversavam sobre o resultado da próxima rodada do futebol, os senhores olhavam nos relógios e faziam observações pontuais e o nosso protagonista olhava para o teto.

O vice-diretor tentava cantar as duas estagiárias, que resistiam bravamente ao cavanhaque grisalho do chefe. Ele devia usar estas investidas desde os anos 70. O casamento deve tê-lo enferrujado as idéias.

Este clima pacato durou alguns segundos, todos foram emudecendo aos poucos. Alguém havia tratado com má fé os seus iguais no local. O cheiro estranhíssimo que exalou no ambiente calou a todos. Havia só uma pergunta a se fazer: Quem foi o canalha?

Todos se encaravam. O clima de desconfiança era mútuo. As garotas olhavam para os senhores do outro lado, que retribuíam o olhar, mas indicavam que também poderia ser um dos três rapazes novos. O vice-presidente tossiu, mas não disse nada.

O décimo andar finalmente chegou. Todos saíram e foram para suas respectivas funções. Ninguém conseguiu identificar o culpado, mas mentalmente todos eles o amaldiçoaram pelo resto do dia.

Anúncios

One response to “Elevador (o canalha)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s