A pizza in the heart of Vacationland

 

Originalmente publicado em: Outras Estórias

Afrânio tem um problema. E, por mais que muita gente pense que não é nada de mais, ele contesta. Sofre demais e a razão é a seguinte: Não consegue comer pizzas com azeitonas. Na capital mundial da pizza na pós-modernidade, São Paulo, isso pode ser um verdadeiro problema.

“Não adianta. Peço sem as malditas azeitonas, todas as vezes. Não adianta. Elas sempre estão lá”, gritou, em um café na região central da cidade. De acordo com ele, até mesmo os motoboys já sabem da sua fama pregressa e saem em disparada assim que foi paga.

Essa é uma tendência pela cidade e não uma exclusividade da mente cansada e estressada do comerciante. Valquíria, auxiliar administrativa, tem pavor a cebolas. Para evitar ter a sua pizza de calabresa “infectada” pela verdura. “Chego a ir à pizzaria e acompanhar tudo in loco. Se colocam uma delas – cebolas – por desatenção, reclamo e faço desmontarem a pizza”, concluiu ela.

Muitas pizzarias estão investindo na capacitação dos seus funcionários e a customização dos pedidos. Álvaro, dono da pizzaria “The Pitição”, desenvolveu um sistema de preenchimento eletrônico que pode ser feito antes do primeiro pedido. “Os clientes entram em nosso site, se cadastram e colocam as suas preferências num questionário. É muito bom”.

E os resultados são impressionantes. Segundo o empresário, as recusas das pizzas de salmão defumado com croutons e linhaça salpicada diminuíram a menos de 5% dos pedidos. A de petit gâteau também é mais bem recebida do que antigamente. “A customização do sabor é a arma do negócio”, concluiu Álvaro.

Já Fritz Hansen, Psiquiatra e Pós Doutor em neuroses cotidianas pela Universidade Federal de Caxambu é lacônico. “Façam terapia ou deixem de frescura”.

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