8 Anos sem Michael

michael

Há 8 anos neste mesmo 25 de Junho em 2009 o Rei do Pop estava nos deixando. A luzes de sua arte, roupa e voz, que o tornavam uma Estrela da Musica, agora brilhavam novamente no em retorno ao Universo.

Infelizmente eu não posso me considerar um fã de Michael Jackson. Mesmo adorando suas músicas eu fui ter contato de verdade com elas apenas após a repercussão de sua morte. Na época dos anos 2000 eu era focado em um momento “Rock Adolescente Retardado” dos mais variados e tinha um pré conceito babaca com a música pop. Foi a partir de Michael que comecei a apreciar até mesmo Madonna e outros estilos de música (não que seja um paralelo que faça sentido mas acho que da pra entender a ideia haha).

Hoje vou deixar aqui 8 músicas, das que mais gosto, como uma playlist pra curtir o Domingo com Michael (:

I Want You Back!

Não da pra começar uma lista de Michael sem I Want you Back. Essa é sem sombra de dúvidas, segundo minha opinião própria – que não tem valor nenhum -, a música mais famosa antes da carreira solo. Quando se fala de Jackson 5 é sempre a primeira – e muitas vezes a única – musica que vem a cabeça.

Beat It!

Beat it é uma das minhas favoritas. Esse estilo de guerras entre gangs me faz lembrar de The Warriors e a batida dessa música é sensacional haha

Thriller

O modelo de vídeo clips existe na história de duas formas: Antes de Thriller e depois de Thriller. Essa fantástica obra prima é divertida e emocionante. A letra é envolvente e FODA! Perfeita mistura de musica com temáticas geniais. Essa ligação de fazer o Clipe ter um sentido ligado a música, contando uma história é praticamente revolucionário para a forma de se fazer música. Uma genialidade de Michael que inspirou toda a geração posterior a Thriller.

Smooth Criminal

Se vamos falar de vídeo Clipes e histórias não podemos esquecer de Smooth Criminal! Esse foi na minha humilde opinião o clipe mais bem feito e trabalhado na carreira de Michael. Além de claro ser a cena de um filme sensacional que foi Moonwalker. Tem algo mais genial do que você ser um Extraterrestre que defende crianças de um traficante de drogas com a mágica da música e da dança?

Black or White

Chegamos a essa maravilha dos anos 90. O maior single daquela década! Black or White veio como uma forma de enfrentar as discussões que a mídia fazia sobre a mudança da cor de pele de Michael. O Hit explodiu e se tornou a segunda maior obra do autor. O clipe é fantástico com reviravoltas nas batidas e no ritmo. Além de fazer uma mistura de  Macaulay Culkin, Africa, Japão, a guitarra do Slash e os Simpsons.

They Don’t Care About Us

“Michael! Michael, eles não ligam para a gente!”. They don’t care about us tem a intenção de falar sobre injustiças sociais e até aquele toquezinho de que o Sistema não se importa com a gente – obviamente é minha interpretação que possa gerar um monte de mimi mas não me importa. A parte fascinante neste clipe é ver o Rei do Pop usando a camiseta do Olorum! Um clipe gravado no Brasil com uma banda que representa um traço cultural maravilhoso de nosso país, com seu som de batidas incorporados como a base da música. É apresentar a Bahia para o mundo! Dizem que a parte legal é que o Olorum nada tem haver com o estilo das musicas e o pop Michael, mas é ai que eu vejo o contrario. Michael não tinha um estilo pré definido. Ele se re-inventava!

We Are The World

A penúltima que irei postar é We are the World. Essa música tem um peso e uma importância diferenciada. Ela foi idealizada com o intuito de criar um projeto de arrecadação de verba para o combate a fome na África. Foram convidados dezenas de artistas da musica Norte Americana em evidencia na época para grava-la e criar um álbum de único single. Parece que bateu mais de 50 milhões de Dólares arrecadados. O titulo da música ja diz muito sobre o sentido de sua criação e é carregado de um sentimento social de nos identificarmos uns com os outros e tentarmos ao máximo desfazer nossas fronteiras.

Billie Jean

Chegamos a última das 8 músicas que selecionei para o dia de hoje e obviamente não poderia ser outra não é? Billie Jean foi o maior Sucesso de Michael! Uma musica que conquistou diversos prêmios em muitos países na década de 80. Foi o primeiro clipe de um artista Negro que passou na MTV e levou o Álbum Thriller a se tornar um dos maiores álbuns da história da música no mundo. O vídeo que selecionei não é o vídeo clipe oficial mas é conhecido por ser a apresentação onde Michael estreou seu “MoonWalker“, sua marca registrada.

 

E aqui chega o fim desse post enorme mas muiitoo maravilhoso (:
Eu gostaria de ter postado mais cedo para todo mundo passar o dia ouvindo Michael, mas não rolou ):
Espero que ainda de tempo de curtir o domingo ouvindo o Rei do Pop ❤

Anúncios

4 responses to “8 Anos sem Michael

  1. Com toda sinceridade, vou te dizer que acho errada essa ideia de não poder se considerar fã. Não existe isso!

    Quando BB King morreu e eu escrevi sobre, eu pensei em quantas pessoas (poucas, rs) teriam contato consciente com a música dele pela primeira vez, através do blog – ou até de uma das outras tantas publicações que surgiram. Pensei, também, em como eu acharia fantástico se alguma dessas pessoas passasse a conhecer o cara e o blues, o incrível blues, a partir disso e quisessem se envolver mais. Afinal, o blues é a origem da porra toda!

    Aqui, falamos do Michael, o REI absoluto do pop. Não há limites!

    Também acho que não haveria se falássemos de artistas menos conceituados do que BB ou MJ. A minha questão é dizer que, realmente, não acho que exista isso de precisar ter acompanhado alguém desde ~sempre~, conhecer toda a discografia, saber toda a história… para poder se considerar fã.

    O cara é fantástico e você gosta bastante dele. Não importa se começou há 20 anos, 8 anos ou ontem. Você é fã e pronto 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s